Registrar Domínios: www.  

FAQ

O que é DNS?

DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. É uma base de dados hierárquica, distribuida para a resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.

Com a utilização dos protocolos TCP/IP os computadores passaram a identificar-se na rede mundial através de endereços numéricos, porém, é difícil memorizar diversos endereços numéricos correspondentes a diferentes computadores. A solução encontrada foi designar nomes para os computadores, tendo em vista que como são alfabéticos e consequentemente pronunciáveis, são muito mais fáceis de serem memorizados por nós seres humanos. Os nomes de domínios também permitem que não seja necessário saber a localização física de um computador. Quando um computador é transferido para uma rede diferente, os utilizadores continuam a utilizar o mesmo nome de domínio. Com as aplicações que suportam os protocolos TCP/IP é possível utilizar indiferentemente nomes de computadores ou endereços de IP numéricos.

BREVE HISTÓRIO SOBRE O SISTEMA DE NOMES DE DOMÍNIOS - DNS:
Antes da implementação do sistema de nomes de domínios DNS, os administradores de rede criavam arquivos chamados tabelas de conversão manual. Estas tabelas de conversão manual eram arquivos sequenciais, geralmente chamados hosts ou hosts.txt, associando em cada linha o endereço IP da máquina e o nome literal associado, chamados hostname (em português nome do host). Na Internet, este arquivo administrava-se de forma centralizada (um único equipamento guardava esta informação) e cada localização baixava periodicamente uma cópia nova. Na medida que foi crescendo o número de equipamentos na Internet, esta solução foi se tornando inviável. Este foi o motivo do surgimento do Sistema de Nomes de Domínios - DNS.

Foi então necessário estabelecer um sistema de mapeamento entre os nomes dos computadores e os respectivos endereços numéricos. O sistema de mapeamento implementado foi o DNS - Sistema de Nomes de Domínios (Domain Name System ou pode também ser chamado de Domain Name Service).
O DNS é o sistema de mapeamento que traduz nomes de computadores no respectivo endereço numérico IP.

Quando você visita um website através do seu navegador (Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, etc...) ou quando é enviado um email, a internet precisa saber em qual servidor o site e o email estão armazenados para poder responder à sua solicitação. A informação da localização destes servidores está em um servidor chamado DNS (Domain Name Server).

Cada nome de domínio possui um registro no DNS que define em qual o endereço IP do servidor de hospedagem de sites e o IP do servidor de e-mail que responderão por este domínio, ou seja , quando se digita um nome de domínio por exemplo www.registrodedominios.net.br você está na verdande acessando o ip do servidor que está resolvendo para esse domínio. Sem os servidores de DNS os sites teriam que ser acessados através do número do IP http://000.000.000.000 o que com certeza seria muito complicado para lembrar números e pior ainda seria ter que lembrar números e ainda os nomes do virtualhost para IPs compartilhados, por exemplo para acessar um site que estaria em um Ip compartilhado em um servidor Unix/Linux você teria que digitar http://000.000.000.000/~virtualhost  , e ter que acessar um site deste jeito com certeza seria necessário que anotassemos os números relativos aos sites que desejassemos acessar e é por isso que exite o DNS(Domain Name System) que como o próprio nome já diz é o Sistema de Nomes de Domínios que faz com que os endereços de IP sejam traduzidos em nomes de domínios através dos Servidores de Nomes de Domínios que fazem com que seja possível associar nomes em linguagem literal aos endereços numéricos graças ao Sistema de Nomes de Domínios utilizando os Servidores de DNS (Domain Name Servers) , que em português quer dizer Servidores de Nomes de Domínios.

Agora que você já teve uma visão geral do que faz o DNS - Sistema de Nomes de Domínios, clique aqui para entender como que funciona a estrutura do sistema de nomes de domínios.