Registrar Domínios: www.  

FAQ

Resolução de Nome de Domínio - DNS.

O mecanismo que consiste em encontrar o endereço IP que corresponde ao nome de um host é chamado de "resolução de nome de domínio". A aplicação que permite realizar esta operação (geralmente integrada no sistema de exploração) chama-se "resolutor" (em inglês "resolver").

Quando uma aplicação deseja conectar-se a um host conhecido pelo seu nome de domínio (por exemplo "www.registrodedominios.net.br"), esta vai interrogar um servidor de nomes definido na sua configuração de rede. Cada máquina conectada à rede possui na sua configuração os endereços IP de dois servidores de nomes do seu fornecedor de acesso.

Um pedido é então enviado ao primeiro servidor de nomes (chamado "servidor de nome primário"). Se este possuir o registro no cache, envia-o à aplicação, caso contrário interroga um servidor raiz (no nosso caso, um servidor raiz que corresponde ao TLD ".br"). O servidor de nome raiz reenvia uma lista de servidores de nomes que têm autoridade sobre o domínio (no nosso caso, os endereços IP dos servidores de nomes primário e secundário de registrodedominios.net.br).

O servidor de nomes primário com autoridade sobre o domínio vai então ser interrogado e enviar o registro que corresponde ao host do domínio (no nosso caso www).

Então vamos agora ao próximo passo e entender como que funcionam os Tipos de Registros DNS.