Registrar Domínios: www.  

FAQ

Servidor de Nome de Domínio - DNS.

As máquinas chamadas servidores de nome de domínio permitem estabelecer a correspondência entre o nome de domínio e o endereço IP das máquinas de uma rede.

Cada domínio possui um servidor de nomes de domínios, chamado "servidor de nomes de domínio primário" (Primary domain name server), bem como um servidor de nomes de domínio secundário (secondary domain name server), permitindo substituir o servidor de nomes de domínio primário no caso de indisponibilidade.

Cada servidor de nome está declarado num servidor de nome de domínio de nível imediatamente superior, o que permite implicitamente uma delegação de autoridade sobre os domínios. O sistema de nome de domínio é uma arquitetura distribuída, onde cada entidade é responsável pela gestão do seu nome de domínio.

Os servidores que correspondem aos domínios de mais alto nível (TLD) são chamados "servidores de nomes raiz". Existem treze servidores raiz no mundo, possuindo os nomes "a.root-servers.net" a "m.root-servers.net".
Dos 13 root servers que existem no mundo, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

Um servidor de nomes de domínio define uma zona, ou seja, um conjunto de domínios sobre o qual o servidor tem autoridade. O sistema de nomes de domínio é transparente para o utilizador, no entanto é necessário não esquecer os seguintes pontos:

  • Cada computador deve ser configurado com o endereço de uma máquina capaz de transformar qualquer nome num endereço IP. Esta máquina chama-se Servidor de Nome de Domínio(Domain Name Server).
  • O endereço IP de um segundo Domain Name Server (secondary Domain Name Server) deve igualmente ser definido: o servidor de nomes secundário pode substituir o servidor de nomes primário no caso de disfuncionamento.

O servidor mais comum chama-se BIND (Berkeley Internet Name Domain). Trata-se de um software livre disponível nos sistemas UNIX, desenvolvido inicialmente pela universidade de Berkeley, na Califórnia, e mantido pelo ISC (Internet Systems Consortium).

O processo para a descoberta dos servidores que respondem por um domínio é denominado resolução de nomes de domínio (resolver).

Agora vamos ao próximo passo e entender como que funciona a resolução de nomes de domínios.